Descubra quem você é e seja de propósito 5 de outubro de 2016 – Categoria vida

Magra, inteligente, bem-humorada, politizada, bem-sucedida, extrovertida, alta, fitness, “sexy sem ser vulgar”, são tantos os atributos que as pessoas valorizam e, ainda assim, parece que ninguém nunca é bom o suficiente. Quando olhamos só para fora, nos preocupamos excessivamente em atender as expectativas das pessoas, e perdemos de apreciar a vista aqui/aí dentro.

Esse desconhecimento de nossas qualidades e limitações vai nos distanciando cada vez mais de nós mesmos e, sendo assim, como podemos amar um “eu” que não conhecemos? Seria ilusão, fantasia, idealização, menos amor. A estima que temos por nós mesmos, a autoestima, está intimamente ligada ao autoconhecimento. Então não é preciso que sejamos perfeitos para gostarmos de quem somos, apenas aprender a valorizar todas as coisinhas irritantes que nos fazem únicos e estar aberto a mudar sempre que avaliarmos necessário.

Os consultórios estão cheios de gente insatisfeita com sua vida, mas sem a coragem de tomar uma decisão. E isso muitas vezes se deve a uma falta de estima e confiança em relação a si mesmo. Pensem o seguinte: se o dono de um negócio deixar que seus clientes paguem quanto quiserem por seus produtos, será que – ao final do dia – esse será um negócio lucrativo para todas as partes envolvidas? Pensando em nós, se permitimos que as pessoas sempre nos digam qual nosso valor, então esse negócio que é a nossa vida realmente vai bem? Conheça quem você é, valorize-se, ame-se, e você não terá motivos para querer ser outra pessoa. Ser você será importante.